Osmar Pires Martins Junior - D.Sc., M.Sc., B.Sc. em Biologia
A Rússia é líder global em virologia e pesquisa de vacinas desde 1892, quando a base da ciência virologia foi lançada pelo cientista russo Dmitry lIvanovsky, antes mesmo da descoberta do microscópio eletrônico, na década de 1940.
O pesquisador Nikolai Gamaleya, que estudou no laboratório do biólogo francês Louis Pasteur, em Paris, promoveu a vacinação para a raiva na Rússia em 1886.
A União Soviética vacinou todos os nascidos depois da Segunda Guerra Mundial contra pólio, tuberculose e tifo. Mesmo durante a Guerra Fria, três importantes virologistas soviéticos foram aos EUA em 1955 transferir tecnologia da União Soviética para uma vacina americana contra a pólio, uma doença mortal que tirou a vida de milhões de pessoas.
Décadas de esforços de cientistas russos e soviéticos levaram à criação de excelente infraestrutura de pesquisas e referência na comunidade microbiológica global - o Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, fundado em 1891.
A vacina contra o Covid19 utiliza a tecnologia consagrada do adenovirus que é comprovadamente eficaz para conferir imunidade no controle de pandemia viral.
A vacina russa é segura e eficaz, pois cria resistência - imunização - antes da pessoa contrair a doença Covid19. Esta técnica foi desenvolvida pelos cientistas do Instituto Gamaleya na exitosa produção das vacinas contra ebola e MERS.
Curiosamente, a grande mídia dos países capitalistas ocidentais, ao invés de divulgar a vacina russa como uma esperança de controle da pandemia do novo coronavírus, como faz com tantas outras já divulgadas, tratou de lançar desconfianças, inclusive acusações de charlatanismo, coisa absurda e sem propósito.
Assim, só nos resta lançar sobre a grande mídia capitalista, em especial o Partido da imprensa Golpista - PiG brasileiro - o mesmo conglomerado de mídia que não só emprestou apoio como participou do golpe na democracia brasileira em abril 1964 e em abril de 2016 - a hipótese de vinculação aos interesses dos conglomerados multinacionais da indústria química.
Alguém duvida que o monopólio multinacional dos remédios se lançou à corrida global pela produção da vacina contra o Covid19 por interesses no lucro bilionário?
Ninguém, em sã consciência, pode afirmar que a busca do lucro bilionário no sistema capitalista está subordinado às razões humanitárias de erradicar a pandemia!
Daí a surpresa do monopólio de mass media do sistema capitalista transnacional com a notícia do registro da vacina russa, intitulada Gam-COVID-Vac., que agora está sendo produzida e distribuída em quantidade suficiente para imunizar 1 bilhão de pessoas em pouco tempo!
O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, Alexander Ginsburg, informou que:
[...] O projeto da vacina Gam-COVID-Vac. foi financiado pelo Fundo Nacional de Propriedade da Rússia. A Fase I dos ensaios foi concluída em 18 de junho de 2020. A Fase II foi concluída com sucesso em julho de 2020 com testes em humanos voluntários na vacina principal e na versão da dose de reforço. A Fase III com pessoas vacinadas, sob supervisão médica, será concluída na primeira semana de agosto, com uma pequena quantidade de vacina, última fase para o início da produção em circulação pública, a partir de 11 de agosto de 2020 [...] (POLINA, Ivanova. Rússia pode iniciar teste da Fase III da vacina COVID-19 em meados de agosto: RIA. Moscou: Reuters, 13 jul. 2020).
Pelo exposto, o registro da vacina russa contra a pandemia do Covid19 é mais um passo no monumental esforço para controlar uma terrível pandemia que até hoje já contaminou 20 milhões e matou 750 mil pessoas, numa escalada impressionante de 212 mil novos casos e de 4.300 novas mortes a cada 24 horas, em todo o mundo.