Blog do Osmar Pires

Espaço de discussão sobre questões do (ou da falta do) desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira e goiana, em particular. O foco é para abordagens embasadas no "triple bottom line" (economia, sociologia e ecologia), de maneira que se busque a multilateralidade dos aspectos envolvidos.

My Photo
Name:
Location: Goiânia, Goiás, Brazil

Pós-Doc Dir. Humanos PPGIDH-UFG, D.Sc. C. Ambientais, M.Sc. Ecologia, B.Sc. Direito, Biologia e Agronomia. Escritor Academia de Letras de Goiânia. Autor de A gestão do espaço urbano e a função socioambiental da cidade. Londrina, PR: Sorian, 2023. 404p. O efeito do combate à corrupção sobre os direitos humanos... Goiânia: CegrafUFG, 2022. 576p. Família Pires... 3. ed. Goiânia: Kelps, 2022. 624p. Perícia Ambiental e Assistência Técnica. 2. ed. Goiânia: Kelps/PUC-GO, 2010. 440p. A verdadeira história do Vaca Brava... Goiânia: Kelps/UCG, 2008. 524p. Arborização Urbana e Qualidade de Vida. Goiânia: Kelps/UCG, 2007.312p. Introdução aos SGA's... Goiânia: Kelps/UCG, 2005. 244 p. Conversão de Multas Ambientais. Goiânia: Kelps, 2005, 150p. Uma cidade ecologicamente correta. Goiânia: AB, 1996. 224p. Organizador/coautor de Lawfare como ameaça aos direitos humanos. Goiânia: CegrafUFG, 2021. 552p. Lawfare, an elite weapon for democracy destruction. Goiânia: Egress@s, 430p. Lawfare em debate. Goiânia: Kelps, 2020. 480p. Perícia Ambiental Criminal. 3. ed. Campinas, SP: Millennium, 2014. 520p. Titular da pasta ambiental de Goiânia (93-96) e de Goiás (03-06); Perito Ambiental MP/GO (97-03).

Thursday, August 13, 2020

O DRAGÃO ABRE A BOCA E O BRASIL ENCOLHE O RABO!

Osmar Pires Martins Junior - Pesquisador pós-doc PPGIDH-UFG 

Com o governo ultradireitista de Jair Bolsonaro, o Brasil desapareceu do mapa do desenvolvimento, conforme dados das Nações Unidas, publicados esta semana pela revista Carta Capital.

Enquanto isso, os demais países, inclusive latino-americanos, ocupam seu lugar de destaque no mundo globalizado!

Com o Teto de Gastos implantado pela dupla golpista Temer-Bolsonaro, o Brasil entrou no mapa da fome e da pandemia do Covid-19!

O Teto de Gastos foi aprovado pelo Congresso Nacional que deu o golpe parlamentar e destituiu a Presidente Dilma Rousseff da Presidência da República.

A PEC-95 implantou o limite de gastos públicos com base no Orçamento da União do governo Temer. Todos os gastos com investimentos em bem-estar social ficaram congelados por duas décadas, menos os gastos com o Serviço da Dívida Pública.

Os banqueiros e financistas que vivem da dívida pública não são atingidos pela PEC-95; a conta da recessão é paga pelos trabalhadores assalariados da iniciativa pública e privada que mais dependem do Estado na prestação dos serviços de mobilidade urbana, abastecimento de água, esgoto, educação e saúde públicas.

Graças ao neoliberalismo neofascista, o Brasil comemora mais de 50% da população economicamente ativa no desemprego; o nosso país ostenta os piores índices de investimento público em infraestrutura na América Latina.

Com a ultradireita no poder, para que desenvolver saneamento, rodovias, ferrovias, universidades públicas, educação, pesquisa científica, habitação popular, mobilidade urbana, portos, aeroportos, indústria naval, usinas elétricas, parques eólicos?

A onda neoliberal extremista de direita é guiada pela destruição do Estado Nacional, entreguismo e privatismo da água, do Pre-Sal, da Petrobras, do Banco do Brasil, da Caixa...

Pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública!

Pela Imediata Suspensão do Pagamento do Serviço da Dívida Pública aos Bancos!

Pela Extinção do Sistema Ilegal e Inconstitucional do Sistema da Dívida Pública!

Tuesday, August 11, 2020

ABSURDA E PRECONCEITUOSA DESCONFIANÇA COM A VACINA RUSSA CONTRA COVID-19!

Osmar Pires Martins Junior - D.Sc., M.Sc., B.Sc. em Biologia

A Rússia é líder global em virologia e pesquisa de vacinas desde 1892, quando a base da ciência virologia foi lançada pelo cientista russo Dmitry lIvanovsky, antes mesmo da descoberta do microscópio eletrônico, na década de 1940.

O pesquisador Nikolai Gamaleya, que estudou no laboratório do biólogo francês Louis Pasteur, em Paris, promoveu a vacinação para a raiva na Rússia em 1886.

A União Soviética vacinou todos os nascidos depois da Segunda Guerra Mundial contra pólio, tuberculose e tifo. Mesmo durante a Guerra Fria, três importantes virologistas soviéticos foram aos EUA em 1955 transferir tecnologia da União Soviética para uma vacina americana contra a pólio, uma doença mortal que tirou a vida de milhões de pessoas.

Décadas de esforços de cientistas russos e soviéticos levaram à criação de excelente infraestrutura de pesquisas e referência na comunidade microbiológica global - o Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, fundado em 1891.

A vacina contra o Covid19 utiliza a tecnologia consagrada do adenovirus que é comprovadamente eficaz para conferir imunidade no controle de pandemia viral.

A vacina russa é segura e eficaz, pois cria resistência - imunização - antes da pessoa contrair a doença Covid19. Esta técnica foi desenvolvida pelos cientistas do Instituto Gamaleya na exitosa produção das vacinas contra ebola e MERS.

Curiosamente, a grande mídia dos países capitalistas ocidentais, ao invés de divulgar a vacina russa como uma esperança de controle da pandemia do novo coronavírus, como faz com tantas outras já divulgadas, tratou de lançar desconfianças, inclusive acusações de charlatanismo, coisa absurda e sem propósito.

Assim, só nos resta lançar sobre a grande mídia capitalista, em especial o Partido da imprensa Golpista - PiG brasileiro - o mesmo conglomerado de mídia que não só emprestou apoio como participou do golpe na democracia brasileira em abril 1964 e em abril de 2016 - a hipótese de vinculação aos interesses dos conglomerados multinacionais da indústria química.

Alguém duvida que o monopólio multinacional dos remédios se lançou à corrida global pela produção da vacina contra o Covid19 por interesses no lucro bilionário?

Ninguém, em sã consciência, pode afirmar que a busca do lucro bilionário no sistema capitalista está subordinado às razões humanitárias de erradicar a pandemia!

Daí a surpresa do monopólio de mass media do sistema capitalista transnacional com a notícia do registro da vacina russa, intitulada Gam-COVID-Vac., que agora está sendo produzida e distribuída em quantidade suficiente para imunizar 1 bilhão de pessoas em pouco tempo!

O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, Alexander Ginsburg, informou que: 

[...] O projeto da vacina Gam-COVID-Vac. foi financiado pelo Fundo Nacional de Propriedade da Rússia. A Fase I dos ensaios foi concluída em 18 de junho de 2020. A Fase II foi concluída com sucesso em julho de 2020 com testes em humanos voluntários na vacina principal e na versão da dose de reforço. A Fase III com pessoas vacinadas, sob supervisão médica, será concluída na primeira semana de agosto, com uma pequena quantidade de vacina, última fase para o início da produção em circulação pública, a partir de 11 de agosto de 2020 [...] (POLINA, Ivanova. Rússia pode iniciar teste da Fase III da vacina COVID-19 em meados de agosto: RIA. Moscou: Reuters, 13 jul. 2020).

Pelo exposto, o registro da vacina russa contra a pandemia do Covid19 é mais um passo no monumental esforço para controlar uma terrível pandemia que até hoje já contaminou 20 milhões e matou 750 mil pessoas, numa escalada impressionante de 212 mil novos casos e de 4.300 novas mortes a cada 24 horas, em todo o mundo.