ABSURDA E PRECONCEITUOSA DESCONFIANÇA COM A VACINA RUSSA CONTRA COVID-19!
Osmar Pires Martins Junior - D.Sc., M.Sc., B.Sc. em Biologia
A Rússia é líder global em virologia e pesquisa de vacinas desde 1892, quando a base da ciência virologia foi lançada pelo cientista russo Dmitry lIvanovsky, antes mesmo da descoberta do microscópio eletrônico, na década de 1940.O pesquisador Nikolai Gamaleya, que estudou no laboratório do biólogo francês Louis Pasteur, em Paris, promoveu a vacinação para a raiva na Rússia em 1886.
A União Soviética vacinou todos os nascidos depois da Segunda Guerra Mundial contra pólio, tuberculose e tifo. Mesmo durante a Guerra Fria, três importantes virologistas soviéticos foram aos EUA em 1955 transferir tecnologia da União Soviética para uma vacina americana contra a pólio, uma doença mortal que tirou a vida de milhões de pessoas.
Décadas de esforços de cientistas russos e soviéticos levaram à criação de excelente infraestrutura de pesquisas e referência na comunidade microbiológica global - o Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, fundado em 1891.
A vacina contra o Covid19 utiliza a tecnologia consagrada do adenovirus que é comprovadamente eficaz para conferir imunidade no controle de pandemia viral.
A vacina russa é segura e eficaz, pois cria resistência - imunização - antes da pessoa contrair a doença Covid19. Esta técnica foi desenvolvida pelos cientistas do Instituto Gamaleya na exitosa produção das vacinas contra ebola e MERS.
Curiosamente, a grande mídia dos países capitalistas ocidentais, ao invés de divulgar a vacina russa como uma esperança de controle da pandemia do novo coronavírus, como faz com tantas outras já divulgadas, tratou de lançar desconfianças, inclusive acusações de charlatanismo, coisa absurda e sem propósito.
Assim, só nos resta lançar sobre a grande mídia capitalista, em especial o Partido da imprensa Golpista - PiG brasileiro - o mesmo conglomerado de mídia que não só emprestou apoio como participou do golpe na democracia brasileira em abril 1964 e em abril de 2016 - a hipótese de vinculação aos interesses dos conglomerados multinacionais da indústria química.
Alguém duvida que o monopólio multinacional dos remédios se lançou à corrida global pela produção da vacina contra o Covid19 por interesses no lucro bilionário?
Ninguém, em sã consciência, pode afirmar que a busca do lucro bilionário no sistema capitalista está subordinado às razões humanitárias de erradicar a pandemia!
Daí a surpresa do monopólio de mass media do sistema capitalista transnacional com a notícia do registro da vacina russa, intitulada Gam-COVID-Vac., que agora está sendo produzida e distribuída em quantidade suficiente para imunizar 1 bilhão de pessoas em pouco tempo!
O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, Alexander Ginsburg, informou que:
[...] O projeto da vacina Gam-COVID-Vac. foi financiado pelo Fundo Nacional de Propriedade da Rússia. A Fase I dos ensaios foi concluída em 18 de junho de 2020. A Fase II foi concluída com sucesso em julho de 2020 com testes em humanos voluntários na vacina principal e na versão da dose de reforço. A Fase III com pessoas vacinadas, sob supervisão médica, será concluída na primeira semana de agosto, com uma pequena quantidade de vacina, última fase para o início da produção em circulação pública, a partir de 11 de agosto de 2020 [...] (POLINA, Ivanova. Rússia pode iniciar teste da Fase III da vacina COVID-19 em meados de agosto: RIA. Moscou: Reuters, 13 jul. 2020).
0 Comments:
Post a Comment
<< Home