UM IMPÉRIO GLOBAL DE CORRUPÇÃO: EXPLICANDO, BEM EXPLICADO
José Maria Marin, ex-presidente da CBF, é um dos dirigentes da FIFA que se encontra preso na Suíça. Pesa contra ele a acusação de receber milhões de dólares em propina para enriquecimento ilícito.
Na entrevista coletiva em que apresentou ao mundo as vísceras da corrupção no futebol mundial, a secretária de Justiça dos Estados Unidos, Loreta Lynch, foi didática e desenhou o caminho da corrupção na entidade, envolvendo empresas detentoras dos direitos de transmissão.
Secretária de Justiça dos Estados Unidos, Loreta Lynch |
Os personagens envolvidos pagaram propina para adquirir direitos de transmissão dos jogos promovidos pela FIFA e suas afiliadas, como a CBF.
Segundo a Justiça ianque, dentre tais personagens estão os grupos de mídia que transmitem os campeonatos de futebol.
A GLOBO é dona dos direitos de transmissão de todos os campeonatos investigados no caso - Copa do Mundo, Libertadores, Copa América ou Copa do Brasil.
A GLOBO mantém relações empresariais com o pivô do escândalo, o brasileiro José Hawilla, dono da maior afiliada da emissora, a TV TEM.
Hawilla é réu confesso na Justiça americana pela prática de crimes de extorsão e lavagem de dinheiro, sendo condenado ao pagamento de multa de US$ 151 milhões de dólares pela participação no escândalo de corrupção na FIFA.
O sócio de Hawilla na TV TEM é Paulo Marinho, filho de José Roberto Marinho e neto de Roberto Irineu Marinho, fundador da GLOBO.
Portanto, impossível acreditar no editorial da edição de 27/05/2015 do Jornal Nacional da emissora platinada de que "não pesam suspeitas sobre as empresas de mídia que compraram desses intermediários os direitos de transmissão"
Desenho do esquema de corrupção na FIFA/CBF/GLOBO apresentado pela Justiça dos EUA |
Partiremos da pressuposição de que se A é igual a B (A=B), e de que se B é igual a C (B=C), então, A=C.
As propinas (A) pagas pelo esquema de corrupção na FIFA se referem a direitos de transmissão e patrocínio de competições (B).
No Brasil, a GLOBO (C) desde sempre é a EXCLUSIVA detentora dos direitos de transmissão (B) da Copa do Mundo, da Taça Libertadores, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Conclusão: A CORRUPÇÃO É COM A GLOBO!
Entendeu? Acho que qualquer pessoa entende!