Blog do Osmar Pires

Espaço de discussão sobre questões do (ou da falta do) desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira e goiana, em particular. O foco é para abordagens embasadas no "triple bottom line" (economia, sociologia e ecologia), de maneira que se busque a multilateralidade dos aspectos envolvidos.

My Photo
Name:
Location: Goiânia, Goiás, Brazil

Pós-Doc Dir. Humanos PPGIDH-UFG, D.Sc. C. Ambientais, M.Sc. Ecologia, B.Sc. Direito, Biologia e Agronomia. Escritor Academia de Letras de Goiânia. Autor de A gestão do espaço urbano e a função socioambiental da cidade. Londrina, PR: Sorian, 2023. 404p. O efeito do combate à corrupção sobre os direitos humanos... Goiânia: CegrafUFG, 2022. 576p. Família Pires... 3. ed. Goiânia: Kelps, 2022. 624p. Perícia Ambiental e Assistência Técnica. 2. ed. Goiânia: Kelps/PUC-GO, 2010. 440p. A verdadeira história do Vaca Brava... Goiânia: Kelps/UCG, 2008. 524p. Arborização Urbana e Qualidade de Vida. Goiânia: Kelps/UCG, 2007.312p. Introdução aos SGA's... Goiânia: Kelps/UCG, 2005. 244 p. Conversão de Multas Ambientais. Goiânia: Kelps, 2005, 150p. Uma cidade ecologicamente correta. Goiânia: AB, 1996. 224p. Organizador/coautor de Lawfare como ameaça aos direitos humanos. Goiânia: CegrafUFG, 2021. 552p. Lawfare, an elite weapon for democracy destruction. Goiânia: Egress@s, 430p. Lawfare em debate. Goiânia: Kelps, 2020. 480p. Perícia Ambiental Criminal. 3. ed. Campinas, SP: Millennium, 2014. 520p. Titular da pasta ambiental de Goiânia (93-96) e de Goiás (03-06); Perito Ambiental MP/GO (97-03).

Monday, August 26, 2019

NEOFASCISMO E JUSTIÇA SELETIVA

O caso Estado de Nova York versus "Os cinco do Central Park" é um exemplo negativo do uso do Sistema de Justiça dos Estados Unidos para fins de perseguição política (racista, discriminatória, preconceituosa, injusta).

Em 1989, 5 adolescentes americanos (4 negros e 1 latino), todos com menos de 16 anos, foram presos, torturados, obrigados a confessar, julgados e injustamente condenados à pena de 12 anos de prisão pelo crime que não cometeram de estupro, lesão corporal e tentativa de homicídio de uma mulher branca no Central Park de N.Y. City.

Durante o julgamento, a grande imprensa cerrou fileira com a farsa montada pela Polícia de Nova York, Ministério Público e Juízo Criminal.

O então especulador imobiliário Donald Trump, hoje presidente do País, fez campanha de outdoor nos prédios, cartazes e anúncios nas primeiras páginas dos jornais exigindo a pena de morte para os acusados.

Em 2002, após o cumprimento das penas a que foram submetidos, quando já se encontravam em liberdade, o assassino e estuprador em série Matias Reyes, o verdadeiro responsável pelo crime do Central Park, foi finalmente preso e condenado, mediante prova do DNA e confissão.

A história virou série da Netflix que, baseada em fatos e personagens reais, se converteu numa demolidora peça de denúncia do uso ilegal do Sistema de Justiça como instrumento de perseguição política, no caso americano, do racismo.

Em liberdade, os jovens, já adultos, seguiram suas vidas, com muita luta. 
Raymond Santana se tornou empresário em Georgia, onde também residem Antron McCray Yusef Salaam. Este, mais Kevin Richardson (New Jersey) e Korey Wise (New York Cityse tornaram advogados criminais bem sucedidos.

Raymond, Antron e Kevin ajuizaram uma vitoriosa ação contra o estado de Nova York e foram indenizados em U$ 12,2 milhões.

Em 2015, Korey fez a doação de U$ 190,000 para a Universidade de Colorado como patrocínio ao desenvolvimento do Projeto de Justiça Democrática.

Yusef conquistou vários prêmios pelo seu trabalho, incluindo o Lifetime Achievement Awardem 2016, concedido pelo 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.


GOODHOUSEKEEPING.C                                                              
They're now fathers and advocates, among other things.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home