Blog do Osmar Pires

Espaço de discussão sobre questões do (ou da falta do) desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira e goiana, em particular. O foco é para abordagens embasadas no "triple bottom line" (economia, sociologia e ecologia), de maneira que se busque a multilateralidade dos aspectos envolvidos.

My Photo
Name:
Location: Goiânia, Goiás, Brazil

Pós-Doc Dir. Humanos PPGIDH-UFG, D.Sc. C. Ambientais, M.Sc. Ecologia, B.Sc. Direito, Biologia e Agronomia. Escritor Academia de Letras de Goiânia. Autor de A gestão do espaço urbano e a função socioambiental da cidade. Londrina, PR: Sorian, 2023. 404p. O efeito do combate à corrupção sobre os direitos humanos... Goiânia: CegrafUFG, 2022. 576p. Família Pires... 3. ed. Goiânia: Kelps, 2022. 624p. Perícia Ambiental e Assistência Técnica. 2. ed. Goiânia: Kelps/PUC-GO, 2010. 440p. A verdadeira história do Vaca Brava... Goiânia: Kelps/UCG, 2008. 524p. Arborização Urbana e Qualidade de Vida. Goiânia: Kelps/UCG, 2007.312p. Introdução aos SGA's... Goiânia: Kelps/UCG, 2005. 244 p. Conversão de Multas Ambientais. Goiânia: Kelps, 2005, 150p. Uma cidade ecologicamente correta. Goiânia: AB, 1996. 224p. Organizador/coautor de Lawfare como ameaça aos direitos humanos. Goiânia: CegrafUFG, 2021. 552p. Lawfare, an elite weapon for democracy destruction. Goiânia: Egress@s, 430p. Lawfare em debate. Goiânia: Kelps, 2020. 480p. Perícia Ambiental Criminal. 3. ed. Campinas, SP: Millennium, 2014. 520p. Titular da pasta ambiental de Goiânia (93-96) e de Goiás (03-06); Perito Ambiental MP/GO (97-03).

Wednesday, April 08, 2020

Um vírus milagroso

Osmar Pires Martins Junior
Pesquisador pós-doc PPGIDH-UFG

Bastou um virus para revelar "novos" paradigmas!
A real fonte da riqueza é o trabalho.
A apropriação da mais-valia gera acúmulo e ampliação do capital.
O "deus mercado" é um engodo!
Chega!
É um absurdo gastar 50% do Orçamento da União com o pagamento de juros e dividendos pelos "serviços" dos financistas e banqueiros.
Enquanto isso, só 4% vai para Educação; 4% p/ Saude; 0,3% p/ Ciência &Tecnologia.
E os financistas ainda queriam desvincular para abocanhar fatia maior do bolo orçamentário. Impuseram um teto de gastos por 20 anos. São uns bocudos!
Um vírus milagroso
Com a pandemia, borrando nas calças, os neoliberalistas são obrigados a aceitar a suspensão do pagamento da dívida pública.
Recuaram das contrarreformas; não falam mais de enxugamento do Estado.
Chegaram a dizer: "às favas o Estado Mínimo; a ordem é gastar com o social, ainda que exageradamente"! Santo Deus: que vírus milagroso!

Estado do Bem-estar Social
Na verdade, é preciso acabar com o perverso Sistema da Dívida Pública! Aqui tem que cortar. Sem dó! Diante da crise pandêmica do capitalismo, até ardososos neoliberalistas se lembraram da macroeconomia e do papel do Estado. 
Do fundo do baú
O Estado do Bem-Estar foi implantado na Europa do Pós-guerra, pelos partizans, Exercito Vermelho e povo revolucionário.
Mas, que foi abandonado pelos contrarrevoluciobarios neoliberais, asseclas do "Ddeus mercado".
Agora, na bacia das almas, lembram do "Welfare State".
A ênfase "nova"
Saúde Pública, SUS, Educação, Pesquisa & Ciência, Trabalho, Emprego.
Superar propostas atrasadas que desvinculam os investimentos constitucionais em Saúde, Educação, Ciência & Tecnologia.
Reorientar as carreiras de Estado: privilegiar médicos, enfermeiros, biólogos, engenheiros e não só promotores, procuradores, juízes, delegados...
As "carreiras de Estado" que propiciam bem-estar social devem ser reconhecidas e valorizadas!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home