Blog do Osmar Pires

Espaço de discussão sobre questões do (ou da falta do) desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira e goiana, em particular. O foco é para abordagens embasadas no "triple bottom line" (economia, sociologia e ecologia), de maneira que se busque a multilateralidade dos aspectos envolvidos.

My Photo
Name:
Location: Goiânia, Goiás, Brazil

Pós-Doc Dir. Humanos PPGIDH-UFG, D.Sc. C. Ambientais, M.Sc. Ecologia, B.Sc. Direito, Biologia e Agronomia. Escritor Academia de Letras de Goiânia. Autor de A gestão do espaço urbano e a função socioambiental da cidade. Londrina, PR: Sorian, 2023. 404p. O efeito do combate à corrupção sobre os direitos humanos... Goiânia: CegrafUFG, 2022. 576p. Família Pires... 3. ed. Goiânia: Kelps, 2022. 624p. Perícia Ambiental e Assistência Técnica. 2. ed. Goiânia: Kelps/PUC-GO, 2010. 440p. A verdadeira história do Vaca Brava... Goiânia: Kelps/UCG, 2008. 524p. Arborização Urbana e Qualidade de Vida. Goiânia: Kelps/UCG, 2007.312p. Introdução aos SGA's... Goiânia: Kelps/UCG, 2005. 244 p. Conversão de Multas Ambientais. Goiânia: Kelps, 2005, 150p. Uma cidade ecologicamente correta. Goiânia: AB, 1996. 224p. Organizador/coautor de Lawfare como ameaça aos direitos humanos. Goiânia: CegrafUFG, 2021. 552p. Lawfare, an elite weapon for democracy destruction. Goiânia: Egress@s, 430p. Lawfare em debate. Goiânia: Kelps, 2020. 480p. Perícia Ambiental Criminal. 3. ed. Campinas, SP: Millennium, 2014. 520p. Titular da pasta ambiental de Goiânia (93-96) e de Goiás (03-06); Perito Ambiental MP/GO (97-03).

Tuesday, October 23, 2018

A VIRADA DA DEMOCRACIA CONTRA A FRAUDE ELEITORAL DO CANDIDATO FASCISTA

Osmar Pires Martins Junior - D.Sc., M.Sc., B.Sc. em Direito

Na reta final do 2º turno, a Rede Globo anunciou o resultado da pesquisa eleitoral contratada ao instituto de pesquisa Datafolha, registrado no TSE sob o n° BR-07528/2018.
O internauta Alex Borges divulgou um vídeo, que o leitor poderá assistir, acessando o link abaixo, no qual alerta para a fraude na pesquisa da Globo.
Eu acessei o site do TSE para conferir e, de fato, os dados são inconsistentes, apresentando vieses tendenciosos entre amostragem da pesquisa e universo da realidade.










O UNIVERSO PODE SER REPRESENTADO POR UMA AMOSTRA?
Há os que não acreditam nas pesquisas, pois nunca foram parados na rua ou visitados em casa para dar opinião sobre nada do que é divulgado por aí.
O receio tem razão, em parte, mas não se deve à ciência estatística, que foi desenvolvida, testada e comprovada durante séculos pelos mais avançados centros de pesquisa. A estatísitca é utilizada exitosamente em vários campos do conhecimento humano.
A metodologia básica de uma pesquisa estatistica se relaciona à adequada amostragem do universo pesquisado. Isso vale para a pesquisa em geral e, particularmente, para a pesquisa eleitoral. 
A noção entre amostragem e universo da pesquisa pode ser ilustrado por um exemplo bastante simples, que nos é fornecido pela cozinheira tradicional que, através de boa misturada da panela, extrai uma amostra representada por uma pequena pitada na palma da mão. 
A cozinheira não precisa entornar todo o conteúdo da panela para saber se o tempero está no ponto, basta uma gotinha. Tudo depende da maneira como se faz a mistura e se extrai a pitadinha. 
PESQUISA DATAFOLHA TSE BR-07528/2018
Essa noção simplória da lógica estatística é válida para analisar os dados da pesquisa Datafolha, registrada no TSE sob o n° BR-07528/2018, em 11/10/2018, que pesquisou 9.137 eleitores de 341 municípios, entre os dias 17 e 18, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 2%.
O resultado desta pesquisa do Datafolha apontou Bolsonaro com 59% e Haddad com 41%. A enorme diferença de intenções de votos entre os candidatos levou a Rede Globo dar a eleição como "favas contadas". O líder da pesquisa se autoproclamou "futuro Presidente do Brasil"! 
O candidato da Globo e do Temer, que foje dos debates como o "diabo da cruz", descarrregou, criminosamente, milhões de FakeNews nas redes sociais, lançou mão do caixa 2 e da ilegal doação de empresas.
Acreditando estar com a "vitória nas mãos", não só menospreza ostensivamente o adversário, como agride e ameaça os opositores: "o meu governo vai varrer os vermelhos do país"!   
OS DADOS ENVIESADOS DO DATAFOLHA
De acordo com consulta no site do TSE, dos locais pesquisados pelo Datafolha 64% são da região Sudeste, ao passo que, nesta região, moram apenas 43% dos eleitores brasileiros; dessa forma, nesta região, o resultado foi superestimado em 21%.
Na região Nordeste, os pontos pesquisados representam 14%, ao passo que nela moram 27% dos eleitores, subestimando o resultado em 13%.
A região Sul, por sua vez, foi representada na pesquisa por 8% dos pontos, onde moram 15% dos eleitores, contribuindo para subestimar o resultado em 7%.
Considerando os dados que apontam as preferências regionais dos eleitores para os candidatos, de acordo com o resultado do 1° turno, podemos avaliar que os dados do Datafolha para o 2° turno manipulam as intenções dos eleitores de todas as regiões em torno de 27% da realidade. 
MANIPULAÇÃO ELEITORAL
A intenção da Globo é clara: manipular a vontade do eleitor na reta final da campanha do 2º turno, induzir o voto no candidato que "já ganhou".
Este candidato já sentou na cadeira de Presidente, recolhido em sua casa, recebendo uma romaria de políticos ligados ao corrupto governo do golpistaTemer, de poderosos empresários da indústria de armas, dos banqueiros e das multinacionais do petróleo.
COMPARAÇÃO
A fraude da pesquisa da Globo, pela forma tendenciosa de como os dados foram produzidos, pode ainda ser desmascarada pela comparação com o resultado da pesquisa do instituto Vox Populi, colhido no mesmo período do 2° turno.
Compare a brutal diferença dos resultados anunciados pelos dois institutos no quadro abaixo.
O resultado do Vox Populi aponta um quadro de empate técnico entre os dois candidatos. No entanto, os dados do Vox Populi não são divulgados pela Globo, Folha, Estadão, Veja ou outro grande veículo de comunicação, ficando restrito aos círculos estreitos dos eleitores que consultam a mídia alternativa. 
GLOBO MENTE, FAZ O BRASILEIRO DE BESTA! 
A Globo atua deliberadamente para enganar o eleitorado indeciso e induzir o voto no seu candidato fascista. A trama foi desmascarada.
É possível virar o jogo e levar #Haddad13 à vitória, derrotando o candidato #BOL卐ONARO #B17 do fascismo, da didatura, da corrupção.
Desmascaradas as farsas da pesquisa da Globo, dos FakeNews, do #Caixa2DoBolsonaro e das doações ilegais de empesas para o candidato fascista, resta aos brasileiros democratas redobrar os esforços, conquistar os indecisos e virar o voto dos enganados pela farsa. 

YOUTUBE.COM
BOMBA!!!! Provamos em números como os institutos de pesquisa chegam aos resultados que eles querem.…

0 Comments:

Post a Comment

<< Home