Blog do Osmar Pires

Espaço de discussão sobre questões do (ou da falta do) desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira e goiana, em particular. O foco é para abordagens embasadas no "triple bottom line" (economia, sociologia e ecologia), de maneira que se busque a multilateralidade dos aspectos envolvidos.

My Photo
Name:
Location: Goiânia, Goiás, Brazil

Pós-Doc Dir. Humanos PPGIDH-UFG, D.Sc. C. Ambientais, M.Sc. Ecologia, B.Sc. Direito, Biologia e Agronomia. Escritor Academia de Letras de Goiânia. Autor de A gestão do espaço urbano e a função socioambiental da cidade. Londrina, PR: Sorian, 2023. 404p. O efeito do combate à corrupção sobre os direitos humanos... Goiânia: CegrafUFG, 2022. 576p. Família Pires... 3. ed. Goiânia: Kelps, 2022. 624p. Perícia Ambiental e Assistência Técnica. 2. ed. Goiânia: Kelps/PUC-GO, 2010. 440p. A verdadeira história do Vaca Brava... Goiânia: Kelps/UCG, 2008. 524p. Arborização Urbana e Qualidade de Vida. Goiânia: Kelps/UCG, 2007.312p. Introdução aos SGA's... Goiânia: Kelps/UCG, 2005. 244 p. Conversão de Multas Ambientais. Goiânia: Kelps, 2005, 150p. Uma cidade ecologicamente correta. Goiânia: AB, 1996. 224p. Organizador/coautor de Lawfare como ameaça aos direitos humanos. Goiânia: CegrafUFG, 2021. 552p. Lawfare, an elite weapon for democracy destruction. Goiânia: Egress@s, 430p. Lawfare em debate. Goiânia: Kelps, 2020. 480p. Perícia Ambiental Criminal. 3. ed. Campinas, SP: Millennium, 2014. 520p. Titular da pasta ambiental de Goiânia (93-96) e de Goiás (03-06); Perito Ambiental MP/GO (97-03).

Wednesday, May 18, 2016

TRÊS PALAVRAS MÁGICAS NEOLIBERAIS PARA DESEMPREGO, ARROCHO E CARESTIA

NUM ARTIGO DE 11 PARÁGRAFOS, TRÊS PALAVRAS MÁGICAS SÃO CITADAS 'N' VEZES!
O presidente golpista do Banco Central do Brasil pronunciou as palavras mágicas neoliberais para o combate à inflação às custas do trabalho alheio.
Elas são: i) 'desaquecer o mercado de trabalho'; ii) 'salário real adequado'; e, iii) 'desacelerar o consumo'.
Tradução: i) "desemprego"; ii) "arrocho salarial"; e, iii) "carestia" para combater a inflação!
Em síntese: no país dos golpistas, o povo tem que amargar DESEMPREGO, viver de SALÁRIO MÍNIMO e morrer de FOME.
Veja, a seguir, uma síntese do artigo, contendo as palavras-mágicas da doutrina neoliberal golpista tupiniquim:
*-*-*
"BAIXAR INFLAÇÃO COM DESEMPREGO, ARROCHO SALARIAL E CARESTIA", por Ilan Goldfajn (presidente golpista do BACEN)
"[...] A sociedade está preparada para 'reduzir o consumo' e 'desaquecer o mercado de trabalho' para diminuir a inflação?
Ninguém gosta de fazer essa opção. [...]
No Brasil, as opções estão mais difíceis. [...] O 'problema é o consumo', que tem 'crescido de forma robusta'. É necessário mais produtividade [...]. Nesse caso, 'estímulos ao consumo não resolvem' [...].
Muitas soluções [apresentadas] não resolvem o problema [como] as desonerações e os menores preços [por] estimularem 'ainda mais o consumo', sem correspondente aumento da oferta.[Assim], o problema inflacionário persistirá.
[...] O 'mercado de trabalho aquecido' tem gerado 'aumentos de salários' [e] da inflação.
Na atual conjuntura é necessário 'desaquecer o consumo' [e o] 'mercado de trabalho' [...].
Pode-se argumentar que a 'desaceleração do consumo e/ou do mercado de trabalho' não seja necessária. Bastaria [...] mais produção [...], mais investimentos [...], aumentos de produtividade [...], melhores salários e forte mercado de trabalho.
O 'problema é que' a retomada dos investimentos [é] lenta, enquanto o 'consumo das famíliase o 'mercado de trabalho' continuam 'robustos' [...] 'crescendo firme'.
[...] Apesar do baixo crescimento projetado [do PIB], espera-se que a 'taxa de desemprego continue baixa', mantendo o 'mercado de trabalho apertado' e 'aumento dos salários reais', [fatores que] dificultam o combate à inflação.
'Pleno emprego', 'salários altos' e 'consumo forte' têm sido [empecilhos] para manter a inflação sob controle. [Por isso], é necessário 'reduzir o consumo' e 'desaquecer o mercado de trabalho'. [...]"

#ForaTemer #TemerGolpista
Artigo original Combater a inflação, mexer no emprego disponível em: 
http://oglobo.globo.com/opiniao/combater-inflacao-mexer-no-emprego-7738616

0 Comments:

Post a Comment

<< Home