Blog do Osmar Pires

Espaço de discussão sobre questões do (ou da falta do) desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira e goiana, em particular. O foco é para abordagens embasadas no "triple bottom line" (economia, sociologia e ecologia), de maneira que se busque a multilateralidade dos aspectos envolvidos.

My Photo
Name:
Location: Goiânia, Goiás, Brazil

É doutor em Ciências Ambientais, mestre em Ecologia, bacharel em Direito, Biologia e Agronomia. É escritor, membro titular da cadeira 29 (patrono: Attílio Corrêa Lima)da Academia Goianiense de Letras (AGnL). É autor dos livros: A verdadeira história do Vaca Brava e outras não menos verídicas.Goiânia: Kelps/UCG,2008. 524 p.; Arborização Urbana & Qualidade de Vida. Goiânia: Kelps/UCG, 2007.312 p.; Perícia Ambiental e Assistência Técnica. 2. ed. Goiânia: Kelps/PUC-GO, 2010. 440 p.; Introdução aos Sistemas de Gestão Ambiental: teoria e prática. Goiânia: Kelps/UCG, 2005. 244 p.; Conversão de Multas Ambientais. Goiânia: Kelps, 2005, 150 p.; e, Uma cidade ecologicamente correta. goiânia: AB, 1996. 224 p. É coautor da obra: TOCHETTO, D. (Org.). Perícia Ambiental Criminal. 3. ed. Campinas, SP: Millennium, 2014. 520 p. Foi Secretário do Meio Ambiente de Goiânia (1993-96); Perito Ambiental do Ministério Público/GO (97-03); e, Presidente da Agência Goiana do Meio Ambiente (2003-06). Recebeu da Academia Goiana de Letras o troféu Goyazes Nelly A.de Almeida no gênero Ensaio em 2007 e da União Brasileira de Escritores/GO o troféu Tiokô de Ecologia.

Sunday, April 10, 2016

"CULPADO POR SUSPEITA"

Osmar Pires Martins Júnior
Bacharel em Direito, Agronomia e Biologia,
Mestre em Ecologia e Doutor em C. Ambientais

O filme "Culpado por suspeita", estrelado por Robert de Niro, retrata o período da história política dos Estados Unidos, durante os anos 1950.
O filme mostra que todo diretor, ator, profissional do cinema ou qualquer cidadão americano que se posicionou ao lado da URSS, enviando mantimentos aos soviéticos do Exército Vermelho na luta contra o nazifascismo, foi acusado por um "Comitê de Atividades Antiamericanas" com apoio do Congresso e do FBI.
MACARTHISMO
Este período de intensa "caça às bruxas" ficou conhecido como macarthismo, criado pelo senador Joseph McCarthy.
O macarthismo inspirou a formação de Estados Policiais fundados na prática de formular acusações e proferir condenações sem provas.
O macarthismo se caracterizou pelo sectarismo, disseminação do ódio e geração do clima de terror. O método utilizado foi a intensa campanha anticomunista na mídia.
A chantagem policialesca e midiática sobre os suspeitos levou à delação em massa de colegas de trabalho, parentes e vizinhos como membros ou simpatizantes do Partido Comunista.
O "Comitê da Atividades Antiamericanas" produziu uma Lista Negra que resultou na eliminação da vida de milhares, na prisão de outros milhares e igualmente no desemprego de outros tantos cidadãos americanos.
Até os anos 1970, os sobreviventes da lista, mesmo cumprindo as penas impostas, foram impedidos de ganhar sua própria vida, lançados na marginalidade, sem direito aos fundamentos básicos da cidadania, como emprego.
TERRORISMO
O filme "Culpado por Suspeita" nos remete à reflexão sobre a formação de Estados Policiais em várias nações dos continentes americano, latino-americano e europeu, sob o pretexto de causas as mais esfarrapadas, como o combate ao comunismo, ao terrorismo ou ao petismo.
Nos EUA e na Europa, o combate ao terrorismo tem sido feito às expensas da perda dos direitos fundamentais do cidadão.
Paradoxalmente, a escalada do terrorismo nos continentes americano e europeu só aumenta, culminando na formação do Estado Islâmico e em atentados cada vez mais crueis contra cidadãos indefesos.
LAVA-JATO
No Brasil, a Operação Lava-Jato conduzida pelo juiz Sérgio Moro, tem como pretexto o combate á corrupção.
A operação utiliza métodos ditatoriais que, sintomaticamente, recebem o apoio de notórios e históricos parceiros da corrupção.
As práticas da Lava-jato são as mesmas do macarthismo: o anticomunismo se expressa no ódio ao PT (anti-petismo); a formação de um Estado Policial na Comarca de Curitiba; a Força-Tarefa da Lava-Jato faz aberta chantagem midiática; acusação e condenação sem provas.
Dessa maneira, os alvos da operação não têm outra alternativa a não ser declarar em delações-premiadas o que os investigadores precisam, isto é, levar à prisão e excluir da vida nacional os membros do PT, seus aliados, simpatizantes ou eleitores.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home