Blog do Osmar Pires

Espaço de discussão sobre questões do (ou da falta do) desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira e goiana, em particular. O foco é para abordagens embasadas no "triple bottom line" (economia, sociologia e ecologia), de maneira que se busque a multilateralidade dos aspectos envolvidos.

My Photo
Name:
Location: Goiânia, Goiás, Brazil

É doutor em Ciências Ambientais, mestre em Ecologia, bacharel em Direito, Biologia e Agronomia. É escritor, membro titular da cadeira 29 (patrono: Attílio Corrêa Lima)da Academia Goianiense de Letras (AGnL). É autor dos livros: A verdadeira história do Vaca Brava e outras não menos verídicas.Goiânia: Kelps/UCG,2008. 524 p.; Arborização Urbana & Qualidade de Vida. Goiânia: Kelps/UCG, 2007.312 p.; Perícia Ambiental e Assistência Técnica. 2. ed. Goiânia: Kelps/PUC-GO, 2010. 440 p.; Introdução aos Sistemas de Gestão Ambiental: teoria e prática. Goiânia: Kelps/UCG, 2005. 244 p.; Conversão de Multas Ambientais. Goiânia: Kelps, 2005, 150 p.; e, Uma cidade ecologicamente correta. goiânia: AB, 1996. 224 p. É coautor da obra: TOCHETTO, D. (Org.). Perícia Ambiental Criminal. 3. ed. Campinas, SP: Millennium, 2014. 520 p. Foi Secretário do Meio Ambiente de Goiânia (1993-96); Perito Ambiental do Ministério Público/GO (97-03); e, Presidente da Agência Goiana do Meio Ambiente (2003-06). Recebeu da Academia Goiana de Letras o troféu Goyazes Nelly A.de Almeida no gênero Ensaio em 2007 e da União Brasileira de Escritores/GO o troféu Tiokô de Ecologia.

Friday, October 03, 2014

TESTEMUNHO SOBRE DILMA ROUSSEFF


Osmar Pires Martins Júnior*
Quando exerci a presidência da Agência Ambiental de Goiás, entre 2003 e 2006, tive a oportunidade de estar com a presidenta reeleita do Brasil para tratar pessoalmente de assuntos da alta relevância e complexidade:

i) os problemas do licenciamento de empreendimentos hidrelétricos, na discussão de um novo sistema - EIBH - de iniciativa da Agência; 

ii) o embargo da Usina de Cachoeira Dourada, pela Agência, por falta de licença ambiental, que ficou paralisada por 10 dias, com intensa repercussão no Operador Nacional do Sistema - ONS, resultando no cumprimento das obrigações ambientais junto ao estado de Goiás pela ENDESA, multinacional que comprou a usina durante a onda de privatização do FHC.

Os resultados das ações realizadas foram positivas, com a implantação do Parque Estadual da Mata Atlântica, em Goiás, às custas da multinacional, a custo zero para o cidadão contribuinte goiano e brasileiro.


Também foi positiva com a criação do Estudo Integrado de Bacia Hidrográfica - EIBH de licenciamento das hidrelétricas.

Nessas ocasiões, testemunhei o grau de compromisso, seriedade e competência que marcaram a atuação de Dilma Rousseff como Ministra de Ministra e Energia.
Graças a esses predicados, e muitos outros mais, foi eleita a PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL!! e agora, está à caminho da reeleição!

________
*Osmar Pires Martins Júnior é doutor em Ciências Ambientais, mestre em Ecologia, biólogo, engenheiro agrônomo, bacharelando em Direito, escritor da Academia Goianiense de Letras (AGnL).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home