Blog do Osmar Pires

Espaço de discussão sobre questões do (ou da falta do) desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira e goiana, em particular. O foco é para abordagens embasadas no "triple bottom line" (economia, sociologia e ecologia), de maneira que se busque a multilateralidade dos aspectos envolvidos.

My Photo
Name:
Location: Goiânia, Goiás, Brazil

Pós-Doc Dir. Humanos PPGIDH-UFG, D.Sc. C. Ambientais, M.Sc. Ecologia, B.Sc. Direito, Biologia e Agronomia. Escritor Academia de Letras de Goiânia. Autor de A gestão do espaço urbano e a função socioambiental da cidade. Londrina, PR: Sorian, 2023. 404p. O efeito do combate à corrupção sobre os direitos humanos... Goiânia: CegrafUFG, 2022. 576p. Família Pires... 3. ed. Goiânia: Kelps, 2022. 624p. Perícia Ambiental e Assistência Técnica. 2. ed. Goiânia: Kelps/PUC-GO, 2010. 440p. A verdadeira história do Vaca Brava... Goiânia: Kelps/UCG, 2008. 524p. Arborização Urbana e Qualidade de Vida. Goiânia: Kelps/UCG, 2007.312p. Introdução aos SGA's... Goiânia: Kelps/UCG, 2005. 244 p. Conversão de Multas Ambientais. Goiânia: Kelps, 2005, 150p. Uma cidade ecologicamente correta. Goiânia: AB, 1996. 224p. Organizador/coautor de Lawfare como ameaça aos direitos humanos. Goiânia: CegrafUFG, 2021. 552p. Lawfare, an elite weapon for democracy destruction. Goiânia: Egress@s, 430p. Lawfare em debate. Goiânia: Kelps, 2020. 480p. Perícia Ambiental Criminal. 3. ed. Campinas, SP: Millennium, 2014. 520p. Titular da pasta ambiental de Goiânia (93-96) e de Goiás (03-06); Perito Ambiental MP/GO (97-03).

Wednesday, August 06, 2014

COMBATE À CORRUPÇÃO: "SEPARAR O JOIO DO TRIGO"!

Osmar Pires Martins Júnior*
O governo trabalhista avançou em todas as áreas: da infraestrutura (os PACs investem R$ 650 bilhões em rodovias, portos, ferrovias, energia), em mobilidade urbana, saneamento ambiental e inclusão social, como o Minha Casa Minha Vida.
A área mais emblemática e que produziu resultados impressionantes é o avanço no combate à corrupção.
A afirmação não contradiz, ao contrário, reafirma fatos como o notório julgamento da AP 470 pelo STF.
Sem entrar no mérito do caso citado, que abordei em outros artigos, a condenação, condenação, prisão e condenação das penas por crimes de "colarinho branco" só foram possíveis graças aos avanços nesta área. 
Foram provadas leis constitucionais (EC 45, de 08.12.2004) e infraconstitucionais que modernizaram o poder judiciário e o sistema de controle de contas públicas.
Durante os governos Lula e Dilma foram criados os Conselhos Nacionais da Justiça (CNJ) e do Ministério Público (CNMP).
O Ministério Público conquistou autonomia, com a nomeação, sempre, do mais votado na lista tríplice, para o importante cargo de Procurador-Geral da República.
Basta comparar a diferença: durante os 8 anos, FHC nomeou Geraldo Brindeiro que não era sequer do quadro da procuradoria.
O critério para nomear o Procurador-Geral era o da confiança pessoal do Presidente da República para desempenhar o papel de "Engavetador-Geral".
A Controladoria/Advocacia Geral da União e o Tribunal de Contas foram reforçados nas atribuições de controle das contas públicas.
A Polícia Federal - PF foi fortalecida no desempenho republicano da defesa do Estado Democrático de Direito.
Veja (de verdade) dos dados fornecidos pela instituição que permitem avaliar o combate ao crime organizado e em defesa da sociedade.
O número de operações da PF aumentou de 48 (quarenta e oito), realizadas durante os dois governos do presidente FHC (PSDB), para 2.223 (dois mil duzentos e vinte e três) durante os governos Lula e Dilma (PT). 
A corrupção corria solta, mas não tinha investigação no governo FHC! A respeito, leia o livro "O Mapa da Corrupção no Governo FHC", dos jornalistas Larissa Bortoni e Ronaldo de Moura, cuja resenha se encontra no site: http://brasilpensador.blogspot.com.br/2013/05/a-corrupcao-no-governo-fhc-e-que-aecio.html#!

EM CONCLUSÃO:
A despeito dos avanços, uma suposta onda de corrupção domina as manchetes da grande mídia e infla o discurso da oposição ao governo trabalhista.
Ora, tais setores - oposição e sua mídia - conviveram, alimentaram ou foram alimentados pelo império da corrupção durante governos anteriores.
Portanto, os verdadeiros avanços a serem conquistados nesta área implicam na democratização da mídia e do poder, com mais participação, mais democracia, mais transparência e controle social.
____
* Osmar Pires Martins Júnior é doutor em Ciências Ambientais, mestre em Ecologia, biólogo, engenheiro agrônomo, bacharelando em Direito e escritor da Academia Goianiense de Letras (AGnL).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home