Blog do Osmar Pires

Espaço de discussão sobre questões do (ou da falta do) desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira e goiana, em particular. O foco é para abordagens embasadas no "triple bottom line" (economia, sociologia e ecologia), de maneira que se busque a multilateralidade dos aspectos envolvidos.

My Photo
Name:
Location: Goiânia, Goiás, Brazil

Pós-Doc Dir. Humanos PPGIDH-UFG, D.Sc. C. Ambientais, M.Sc. Ecologia, B.Sc. Direito, Biologia e Agronomia. Escritor Academia de Letras de Goiânia. Autor de A gestão do espaço urbano e a função socioambiental da cidade. Londrina, PR: Sorian, 2023. 404p. O efeito do combate à corrupção sobre os direitos humanos... Goiânia: CegrafUFG, 2022. 576p. Família Pires... 3. ed. Goiânia: Kelps, 2022. 624p. Perícia Ambiental e Assistência Técnica. 2. ed. Goiânia: Kelps/PUC-GO, 2010. 440p. A verdadeira história do Vaca Brava... Goiânia: Kelps/UCG, 2008. 524p. Arborização Urbana e Qualidade de Vida. Goiânia: Kelps/UCG, 2007.312p. Introdução aos SGA's... Goiânia: Kelps/UCG, 2005. 244 p. Conversão de Multas Ambientais. Goiânia: Kelps, 2005, 150p. Uma cidade ecologicamente correta. Goiânia: AB, 1996. 224p. Organizador/coautor de Lawfare como ameaça aos direitos humanos. Goiânia: CegrafUFG, 2021. 552p. Lawfare, an elite weapon for democracy destruction. Goiânia: Egress@s, 430p. Lawfare em debate. Goiânia: Kelps, 2020. 480p. Perícia Ambiental Criminal. 3. ed. Campinas, SP: Millennium, 2014. 520p. Titular da pasta ambiental de Goiânia (93-96) e de Goiás (03-06); Perito Ambiental MP/GO (97-03).

Saturday, September 08, 2018

FacaNews é FakeNews da GloboNews!

Osmar Pires Martins Junior
B.Sc. em Direito, M.Sc., D.Sc. em C. Ambientais

No dia 6 de setembro de 2018, o candidato da extrema direita à presidente da República foi agredido a faca por um fanático que, preso após a facada no candidato, disse que "obedecia a voz de Deus".
A cúpula do candidato agredido tentou politizar o fato, criando o FacaNews, com apoio da grande mídia, liderada pela Rede Globo.
Aos setores progressistas, democráticos e antigolpistas, não interessa o clima de acirramento da campanha.
A violência política não é solução para resolver os problemas do Brasil. Deve ser repudiado todo atentado contra a vida, seja de um índio, negro, homossexual, favelado, sindicalista, sem-teto ou sem-terra, ou do Bolsonaro.
A agressão ao candidato a Presidente da República é inaceitável, mesmo que a vítima de hoje seja um disseminador do armamento da população e do ódio. Bolsonaro pregou na campanha: "vamos metralhar os PeTralhas do Acre" ou "a solução da violência no Rio é metralhar os favelados da Rocinha/RJ".

CAUSA E EFEITO DO RETROCESSO AUTORITÁRIO
O quadro de um Brasil "pintado a ódio" pelo homem que ia resolver tudo "a bala" não pode ser resolvido "a faca"! 

A solução é aglutinar forças para derrotar "O Sistema" pós-Golpe de abril de 2016, que erigiu uma sociedade instável, disseminadora do ódio, na qual agressor e vítima são causa e efeito do retrocesso autoritário!
Precisamos lembrar do antigo provérbio: quem semeia vento, colhe tempestade! Os que querem colher a paz, a volta do emprego, dos preços baixos, do acesso às escolas, aos hospitais e universidades e a retomada do desenvolvimento, devem exigir em uma só voz a apuração séria, o julgamento rigoroso, a condenação do agressor e o 
fim do discurso de ódio e incitamento à violência no Brasil.
Pesquisa IBESP/XP/ITAÚ revela quadro eleitoral em 07.09.2018

O QUADRO POLÍTICO
Iniciado o período de campanha eleitoral para a Presidência da República Federativa Brasileira em 2018, aberto o horário eleitoral gratuito, em 31 de agosto, todos os grandes institutos de pesquisa apontaram o seguinte quadro de intenções de voto: Lula 40%, Bolsonaro 20%, Marina e Ciro empatados 10%, Alckmin 5%, Meirelles e Amoêdo 1% cada.
As pesquisas indicavam que, impugnada a candidatura de Lula e cassado o seu registro no TSE, ocorreira forte transferência de voto para Haddad que, ou ganharia no 1º ou iria para o 2º turno. 
As simulações de 2º turno indicaram que o candidato da extrema direita nazifascista perderia para todos os demais candidatos. Diante disso, as camapanhas dos candidatos do centro - Alckmin e do centro-esquerda - Marina e Ciro deflagraram intensos ataques ao candidato da extrema direita, visando avançar na conquista de votos rumo ao 2° turno.
A propaganda do candidato nazifascista veiculou na TV uma foto falsa da camiseta "perfurada a faca manchada de sangue", quando a verdadeira camiseta foi incinerada no hospital onde o "esfaqueado" foi atendido.  Repara as diferenças entre as camistas: a verdadeira, tem letreiros com outro de tipo diagramação e fonte; não apresenta sinal da perfuração e nem mancha de sangue!

NOTÍCIA TRANSFORMA FATO EM FAKE?
Diante do quadro político, emerge a forte suspeita de que o episódio da facada no candidato nazifascista é uma notícia fabricada ("FacaNews é FakeNews"). 
A suspeita, aventada como hipótese de análise, encontra evidência no amplo noticiário dos grandes meios de comunicação - PiG e os círculos golpistas, liderados pela Rede Globo. O PiG, em uníssono, transforma o fato em campanha publicitária, projetando o candidato nazifascista de insignificantes 8 seguntos de tempo de campanha no rádio e TV para 24 horas diárias. 
Nesse sentido, sem questionar as circunstâncias do fato, a notícia se transforma em fake, conferindo ao candidato densidade eleitoral como uma grande caixa vazia que somente será aberta depois que alcançar o Poder Central, se os desígnios planejados forem atingidos.
Como estratégia política, portanto, tem-se que FacaNews é FakeNews operado pelos setores golpistas que participaram do impeachment da Presidenta Dilma sem crime de responsabilidade, que apoiaram a Operação Lava Jato - um Tribunal de Exceção que levou à prisão antecipada, ilegal e inconstitucional do ex-presidente Lula.
Por tudo que fizeram no "verão passado", somos impelidos a acreditar que os setores antidemocráticos são capazes de criar fatos eleitorais falsos para facilitar a consumação do golpe.

FACADA NA DEMOCRACIA
O argumento aqui esboçado se baseia na análise dos dados da pesquisa realizada pelo Projeto Observa 2018 da FGV/Diretoria de Análise de Políticas Públicas:
i) 43% dos brasileiros duvidam da veracidade do ataque;
ii) 40% admitem que o ataque pode ter ocorrido em decorrência do estímulo ao armamento, à disseminação da violência, discriminação, intolerância ou do ódio;
iii) apenas 17% dizem que o ataque é obra de fanatismo, culpando o PT.

A linha minoritária dos 17% que acreditam no ataque e acusam o PT, está representada pelos apoiadores de Bolsonaro, encabeçada pelo núcleo duro da direção da campanha do candidato. 

"NÃO TENHO DÚVIDA, A CULPA É DO PT"
O General Mourão, candidato a vice do Inominado, logo após a facada no candidato, disse: "não tenho dúvida, a culpa é do PT".
Na mesma senda, a professora da USP, advogada do impeachment contra a Dilma, filiada ao partido e quase candidata a vice do Inominado, caluniou:

[...] O agressor foi visto usando camiseta 'Lula Livre', ele faz parte do grupo do outro lado [...].


BRAIN DAMAGE
As declarações dos altos dirigentes da campanha nazifascista tupiniquim nos levam à pergunta: onde estão os fanáticos?
Ou Onde estão os lunáticos? A resposta pode ser encontra na estrofe da letra da música Brain Damage, do Pink Floyd:

[...] The lunatic is in my head
You raise the blade, you make the change
You rearrange me 'til I'm sane
You lock the door and throw away the key
There's someone in my head, but it's not me [...] (Brain Damage, Pink Floyd)
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado
O candidato nazifascista continua sua apologia ao armamentismo e à violência, mesmo depois de esfaqueado. Quem são os lunáticos? Eles podem estar internados ou do lado de fora do manicômio! (foto: FOLHA)
OS "LUNÁTICOS"
A genial letra da música do Pink Floyd expressa o medo das pessoas que viviam à época da Guerra Fria entre as Potências Imperialistas que atemorizavam o mundo com a deflagração de uma Terceira Guerra Mundial Nuclear.
O temor perpassou décadas e se acomodou ao comportamento político-psicológico  atual. O terror da guerra nuclear se difunde na guerra ideológico que coloca frente a frente os "defensores do mercado" (candidatos de centro-direitista ) e os "comunistas estatizantes" (candidatos de centro-esquerda).
A paranoia da década de 1970 se amolda à insanidade dos tempos atuais. O candidato nazifascista tupiniquim se arvora defensor do "Deus mercado". A mão invisível do mercado solucionaria até problmeas de segurança pública e combate à criminalidade, com a livre comercialização e porte de armas.
Os candidatos de centro-esquerda defendem o Estado Democrático de Direito, mediante controle do mercado pelas organizações sociais, com vistas ao atendimentos das necessidades básicas e fundamentais do ser humano.

GUARDIÃO DA CAIXA PRETA
O Brasil pós-Golpe de abril de 2016 compõe o cenário de uma grande aeronave que, em pleno voo, foi alvo de ataque externo combinado com sabotagem, que causou uma pane
 e a despedaçou no chão. 
Os acidentados da aeronave se agarram aos fiapos de oportunidade de sobrevivência e se engalfinham num conflito intestinal, cada qual por si ou quando muito por seus grupos corporativos.
Nessa contenda, envolvida no ambiente dos destroços, se busca desperadamente a caixa-preta da aeronave.
A caixa preta, indevassável, foi encontrada, mas a sua chave foi jogada fora antes da partida da aeronave. Aparentemente, só há um agente envolvido naquele ambiente, que possui uma cópia original da chave da caixa-preta. Tal agente se comporta como interessado na solução para os problemas do desastre, estabelece relações com os acidentados, mas verdadeiramente "dá de ombros" às questões efetivamente solvedoras dos problemas. 
Este agente, que se arvora conhecedor dos segredos guardados na caixa preta, promove seguidas encenações para abrí-la e insinua discussões adredemente preparadas sobre as causas do acidente que despedaçou a grande nave Brasil.
O guardião da caixa preta da golpeada aeronave Brasil é representado pelos donos dos grandes meios de comunicação - o PiG (Partido da imprensa Golpista), liderado pela Globo.

A "TESE DO CAOS"
Uma possível explicação para a crise vivida pelo Brasil atual, no contexto da ruptura constitucional que resultou num governo impostor, ilegítimo, impopular, corrupto e incompetente, foi apresenada na entrevista à GloboNews, concedida pelo General Mourão, candidato a vice na chapa do Presidenciável nazifascista.

O general, na ocasião, fez defesa, ao vivo e à cores, da velha "Tese do Caos", difundida nos subterrâneos das casernas militares:
[...] A intervenção militar é um dispositivo constitucional da Garantia da Ordem, aplicável em situação de anomia, quando os Poderes da República entram em colapso, não se entendem e as autoridades perdem o controle da sociedade.
Nessa situação de caos, as Forças Armadas são chamadas a atuar, independentemente do Congresso Nacional, isto é, por decisão dela mesma, para impedir o avanço das forças anarquistas, comunistas e autoritárias dos trabalhadores.
Não se trata de uma ditadura, mas de uma guerra, onde os herois Desfrutam do 'direito de matar' o oponente e, em virtude disso, devem ser condecorados pelo heroismo em batalha [...].
Veneno puro destilado no ninho das víboras do golpe militar de abril de 1964 e no golpe parlamentar-midiático-judiciário de abril de 2016!

DESTACAMENTO DE VANGUARDA
A cúpula do nazifascismo tupiniquim, representada pelo General Mourão, na entrevista à GloboNews, se apresentou publicamente ao Brasil como sendo formada por agentes despudorados "da linha de frente do destacamento avançado do capitalismo verde-e-amarelo em crise para salvar a pátria do caos".
A deblack do governo golpista Temer-Alckmin-Aécio-Meirelles-Alvaro Dias-Amoêdo-Bolsonaro forjou uma saída extremista, com um nazifascista se apresentando "contra tudo e contra todos", de fachada, mas, de verdade, contra a democracia!

BY, BY DEMOCRACIA
O alvo da extrema direita não é o governo golpista, que apoia, mas o candidato do PT, Lula-Haddad-Manoela, 
os movimentos e segmentos sociais dos excluídos, as minorias discriminadas dos homosexuais-índios e os sindicalistas trabalhadores. 
Trata-se de algo muito parecido, historicamente, com o fenômeno Hitler, na Alemanha da década de 1930. Lá como cá, a social-democracia 'jogou a toalha' e correu para os braços da extrema-direita.
No Brasil atual, o nazisfascismo surgiu também como último refúgio para impedir a vitória do candidato de centro-esquerda (Ciro-Kátia Abreu) ou de esquerda (Haddad-Manoela). 
A entrevista do General Mourão na GloboNews foi reveladora, ao dizer que, chegando ao Poder, a extrema-direita imporá retrocesso às lutas populares e, de lá, não mais sairá, pois "o povo" convalidou a solução nazifascista para impedir o "caos". 
Se a tenebrosa possibilidade aventada pelo general ocorrer, então, by, by democracia...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home