Blog do Osmar Pires

Espaço de discussão sobre questões do (ou da falta do) desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira e goiana, em particular. O foco é para abordagens embasadas no "triple bottom line" (economia, sociologia e ecologia), de maneira que se busque a multilateralidade dos aspectos envolvidos.

My Photo
Name:
Location: Goiânia, Goiás, Brazil

É doutor em Ciências Ambientais, mestre em Ecologia, bacharel em Direito, Biologia e Agronomia. É escritor, membro titular da cadeira 29 (patrono: Attílio Corrêa Lima)da Academia Goianiense de Letras (AGnL). É autor dos livros: A verdadeira história do Vaca Brava e outras não menos verídicas.Goiânia: Kelps/UCG,2008. 524 p.; Arborização Urbana & Qualidade de Vida. Goiânia: Kelps/UCG, 2007.312 p.; Perícia Ambiental e Assistência Técnica. 2. ed. Goiânia: Kelps/PUC-GO, 2010. 440 p.; Introdução aos Sistemas de Gestão Ambiental: teoria e prática. Goiânia: Kelps/UCG, 2005. 244 p.; Conversão de Multas Ambientais. Goiânia: Kelps, 2005, 150 p.; e, Uma cidade ecologicamente correta. goiânia: AB, 1996. 224 p. É coautor da obra: TOCHETTO, D. (Org.). Perícia Ambiental Criminal. 3. ed. Campinas, SP: Millennium, 2014. 520 p. Foi Secretário do Meio Ambiente de Goiânia (1993-96); Perito Ambiental do Ministério Público/GO (97-03); e, Presidente da Agência Goiana do Meio Ambiente (2003-06). Recebeu da Academia Goiana de Letras o troféu Goyazes Nelly A.de Almeida no gênero Ensaio em 2007 e da União Brasileira de Escritores/GO o troféu Tiokô de Ecologia.

Saturday, September 29, 2012

ORDÁLIOS E OPINIÃO PUBLICADA NA MÍDIA

Osmar Pires Martins Júnior*

A prova de fogo, de Dierec Bouts, o Velho (1415-1475).

Na pós-modernidade, métodos medievais são praticados.

O paradoxo aponta para semelhança entre ordálios e linchamento da opinião pública.

O nefasto papel desempenhado pela mídia monopolista afasta a mera coincidência.

Ordálios:

No Direito Canônico o processo penal estava atrelado à acusação, formulada pelo Inquisidor-Geral.

A acusação se fundava na prova judiciária destinada a inocentar ou inculpar um acusado: consistia em submeter à prova do fogo ou da água o réu que, se dela saísse salvo, era declarado inocente.

Ordálios ou juízo de Deus constituíam os processos irracionais de provas nos julgamentos realizados pelos Tribunais do Santo Ofício da Inquisição durante os primeiros séculos da Idade Média.

Opinião publicada na mídia:


No julgamento do "mensalão do PT "  o processo penal (AP 470) está atrelado à acusação formulada pelo Procurador-Geral.

A acusação se funda na prova judiciária destinada a inocentar ou inculpar os 40 acusados: consiste em submeter à prova da opinião pública se os responsáveis pela roubalheira no Brasil devem ser condenados.

O processo irracional do julgamento em foro privilegiado, transmitido ao vivo pela televisão monopolista, em pleno período eleitoral, confirmará o contexto da exordial, com base no conjunto probatório de atos supostamente praticados pelos acusados.

Planejadas e propagandeadas suposições que associam fatos políticos historicamente praticados e tipos penais adredemente enquadrados no contexto de um governo trabalhista, dispensando, por isso mesmo, o vulgar 'BATOM NA CUECA', na pressuposição de um liame fundado na consagrada e secular Teoria do Domínio do Fato.
____

*Doutor em Ciências Ambientais, mestre em Ecologia e graduando em Direito.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home